Maps

sábado, 8 de dezembro de 2007

Yam!


Atendendo a pedidos finalmente desenvolvi e disponibilizei online o jogo Yam. Para jogar basta se cadastrar e jogar. É de graça! Clique aqui para Jogar!

A versão que implementei é aquela comercializada pela Grow que muitos de vocês deverão conhecer. O Yam da Grow utiliza cartelas, lápis e dados reais, além disso pode ser jogado em grupos de pessoas, cada uma preenchendo sua própria cartela. A versão que desenvolvi deve ser jogada individualmente na Web, porém, em contrapardida, estabeleci um sofisticado sistema de ranking para enriquecer a experiência de quem joga.


O Yam é um jogo de dados, cinco precisamente. Alguns consideram o Yam uma espécie de pôquer de dados, provavelmente motivados pelo fato de que no Yam o jogador poderá obter uma Quadra, Um Full-House ou Seguidas, resultados idênticos aos do pôquer. Porém, o Yam não envolve apostas, nem são comparados jogos entre os jogadores. Para jogar bem o Yam e conseguir um boa pontuação é necessário sorte, raciocínio lógico e uma boa dose de estratégia. Jogadores iniciantes dificilmente conseguirão bons scores mesmo com um bom grau de sorte.

Objetivo

O objetivo do Yam é preencher todas as células da tabela e obter o maior número possível de pontos.

Jogada

Uma jogada equivale ao resultado obtido após 3 ou menos lançamentos dos dados seguido do preenchimento de uma célula na tabela. No primeiro lançamento o jogador irá lançar necessariamente os 5 dados. Se o resultado agradar, ele para por aí, preenche uma célula da tabela e a jogada está concluída. Se quiser melhorar o resultado ele separa os dados que não quer mexer (clicando neles) e lança os demais. Novamente, se após o segundo lançamento o resultado ainda não tiver do seu agrado, ele tem sua terceira e última chance.

Tipicamente o jogador irá jogar 3 vezes os dados antes de preencher uma célula, afinal não é fácil obter um bom resultado, tanto que uma jogada de apenas um lançamento recebe um nome e tratamento especial, dizemos que a jogada foi no SECO.

Tabela

A tabela é composta por quatro colunas, Descida, Subida, Desordem e Seco, cada coluna possui 13 células a ser preenchidas pelo jogador (em verde claro na tabela abaixo) e 3 células de totais que serão preenchidas automaticamente pelo jogo (verde escuro). As colunas se diferenciam pela forma como devem ser preenchidas, a coluna Descida deve ser preencida de cima para baixo, a coluna Subida, de baixo para cima. A coluna Desordem, como o próprio nome diz, pode ser preenchida em qualquer ordem.

Finalmente, a coluna Seco, só poderá ser preencida após o primeiro lançamento dos dados, ou seja, o jogador deverá ter obtido o resultado desejado no primeiro lançamento. Se o jogador lançar os dados uma segunda vez, a coluna inteira será desabilitada.

Jogos

Em cada linha da tabela um certo tipo de jogo deverá ser obtido pelo jogador. Se for bem sucedido, o jogador irá ganhar o bônus correspondente ao jogo em questão. Por exemplo, se o jogador obter uma Quadra (quatro dados iguais) na linha Q, deverá marcar a soma dos pontos da quadra mais um bônus de 20 pontos. Isso vale para qualquer uma das quatro colunas. Abaixo, a lista de todos os jogos previstos no Yam:

1
Um
Obter a maior quantidade possível de números 1
Somar os pontos dos dados com número 1

2
Dois
Obter a maior quantidade possível de números 2Somar os pontos dos dados com número 2
3
Três
Obter a maior quantidade possível de números 3Somar os pontos dos dados com número 3
4
Quatro
Obter a maior quantidade possível de números 4Somar os pontos dos dados com número 4
5
Cinco
Obter a maior quantidade possível de números 5Somar os pontos dos dados com número 5
6
Seis
Obter a maior quantidade possível de números 6Somar os pontos dos dados com número 6
T
SubTotal

Somar os pontos anteriores. Se o valor for maior ou igual a 60, acrescentar um bônus de 30 pontos.
Q
Quadra
Obter 4 dados iguais
Se obtido, somar os pontos dos dados iguais e acrescentar um bônus de 20 pontos, caso contrário marcar 0
F
Full
Obter uma trinca e uma dupla
Se obtido, somar os pontos de todos os dados e acrescentar um bônus de 30 pontos, caso contrário marcar 0
S-
Seguida Mínima
Obter 1, 2, 3, 4, 5
Se obtido, somar os pontos de todos os dados e acrescentar um bônus de 35 pontos, caso contrário marcar 0
S+
Seguida Máxima
Obter 2, 3, 4, 5, 6
Se obtido, somar os pontos de todos os dados e acrescentar um bônus de 40 pontos, caso contrário marcar 0
-
Mínimo
Somar os pontos dos dados. O resultado deve ser menor do que a célula abaixo (Mínimo).
Somar os pontos de todos os dados. Considerar 0 se o valor for maior do que a coluna abaixo
+
Máximo
Somar os pontos dos dados. O resultado deve ser maior do que a célula acima (Mínimo).Somar os pontos de todos os dados. Considerar 0 se o valor for menor do que a coluna acima
Y
Yam
Obter 5 dados iguais
Se obtido, somar os pontos de todos os dados e acrescentar um bônus de 50 pontos, caso contrário marcar 0
T
Total

Somar as linhas Q,F,S-S+,-,+,Y
TG
Total Geral

Somar SubTotal com Total

Ranking

Criei um sistema de ranking que privilegia o jogador regular, estrategista, insensível a golpes de sorte. Existe o ranking do dia, o ranking da semana, os melhores resultados e o ranking geral. Para calcular o ranking geral devemos considerar o seguinte critério de pontos:

1º colocado na semana: 8 pontos
2º colocado na semana: 5 pontos
3º colocado na semana: 3 pontos
1º colocado no dia: 1 ponto

Dependendo do número de semanas que você foi primeiro, segundo ou terceiro colocado terá seu score geral acrescido de 8, 5 ou 3 pontos respectivamente. Se você campeão de apenas 1 dia ganhará 1 ponto. Para os propósitos do jogo o primeiro dia da semana é domingo, portanto no próximo domingo o ranking da semana estará vazio, aproveitem! O ranking de melhores resultados não é utilizado para o ranking geral. Esta decisão foi tomada na intenção de diminuir o componente sorte do ranking geral.

O que é um bom resultado?

Adianto que um resultado superior a 1000 já é considerado bom. Se você conseguir mais do que 1100 já pode pensar em ser campeão do dia. Se conseguir mais do que 1200 tem muita chance de ser o campeão da semana. Se ultrapassar os 1300, bom já estamos lidando com profissionais. Só vi um resultado maior do que 1400 e me pergunto porque o fulano não jogou na megasena. Mais que 1500? Nunca vi!

8 comentários:

Anônimo disse...

a cara posta mais esse blog é sensacional!
achei muito maneiro a parada sobre os numeros auto reprodutivos!
Se puder me passa seu e maisl que eu tb penso em algumas loucuras semelhantes a essa !!!porém como estrou iniciando o meu estudo da matematica preciso de ajuda de alguem mais experiente!
meu e mail é gabrielrittter@gmail.com

abraço

Gabriel

Anônimo disse...

Somente hoje congegui autorização da CIYAM (Confederação Internacional do YAM)para me apresentar em público. Na qualidade de possuidor da maior marca yamítica de todos os tempos, só me era autorizado fazer exibições em locais abertos para mais de 150 mil pessoas. Com o nihil obstat da CIYAM posso finalmente brindá-los com minhas jogadas espetaculares. Pra aqueles que acham que o YAM é um jogo de sorte, advirto: é preciso ter técnica e muita arte. Ass. MAI

Anônimo disse...

Atenção: Há um embusteiro entre nós! Este tal de "Mai" não tem a maior marca yamítica. Sou eu, modestia a parte, quem tem os pontos mais próximos da marca "milquatrocentina". Portanto, não se deixem levar por mentiras, golpes e truques de gente que só quer perpetrar perfídias! Eu sou o verdadeiro "Rei do Yam". Tenho dito!
Assinado: A 1400 eh minha!

Unknown disse...

ola!! jogo o yam a quase 12 anos com a minha sogra, antes deu entar na família a minha sogra jogava com a sua filha e fui apredendo só de olhar, hoje eu e minha sogra estamos tentando quebrar o nosso recorde de 1284, queremos chegar ainda mais a diante, então final de semana e muita jogada de yam, eu porém achava que ninguem mais jogava esse tipo de jogo, pois ele não é vendido a muito tempo, eu já mandei um emial para a grow querendo comprar o jogo novamente, pois a caixa já não existe mais, e tiramos xerox.

Anônimo disse...

como vai a galera?!Eu estava cansado de pesquisar meios de ganhar dinheiro online ate que axei um website para obter algum sem arriscar,aprecieimuito!
Deixo aqui o endereço para a galera http://www.tinaw.pokersemdeposito.com/ !
PS:gostei muito o teu espaco online bom trabalho!
Ate a vista

Anônimo disse...

Cadê o YAM,sumiu? Não consigo mais acesso... É pena, era o meu jogo favorito.
Cristina
(cristina.costa.e.silva@gmail.com)

Anônimo disse...

Olá, Alexandre!

Seu blog é maravilhoso!
Tudo o que você posta é ótimo!
Só estou sentindo falta do yam. O que houve?

Abraço!

Anônimo disse...

Oi , ganhei meu jogo YAM aos 13 anos de idade = em 1975. Hoje, ao fazer a limpeza anual de armarios, abri um pequeno bau onde guardo coisas da infancia. Achei meu jogo. Apenas me falta a regra que felizmente vc colocou aqui. SUper obrigada, náo me lembrava de alguns itens.
Náo consigo abrir seu jogo on line.

Obrigada e sucesso.
Feliz Ano novo!
Angela Caruso

Postar um comentário

Google