Maps

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A gravidade dá a tacada certa!


O sentimento de encanto e surpresa é prerrogativa dos jovens. Não me refiro aos jovens de idade, mas aos jovens de espírito. Falar que a natureza é bela não passa de um clichê que estamos fartos de ouvir, por outro lado, sentir que ela é bela é um privilégio destes iluminados jovens de espíritos.

Esconda sua face de um bebê e apareça repentinamente com um sorriso. O bebê irá sorrir, talvez gargalhar. Faça de novo e ele sorrirá novamente. Repita a operação quantas vezes quiser. O bebê terá sempre a mesma reação e você perderá o encanto pela brincadeira bem antes dele.

Com o tempo é natural que nossa capacidade de se encantar sofra mutações e adquira novas formas e matizes, se torne mais elaborada, mais sofisticada. Às vezes precisamos viajar longos quilômetros no tempo ou no espaço para alcançar a perspectiva adequada e viver novamente a sensação de encanto pela vida.

Durante a faculdade de matemática conheci o Daniel Jorge, meu colega de classe. Daniel é uma pessoa ímpar, assombrosamente culto, idéias originais misturado com alto grau de erudição. No alto de seus 60 anos de idade consegue ainda se indignar e se encantar com os sabores e dissabores da existência.

Um dia ele me contou uma história sobre quão interessante é a força da gravidade, ação que percebemos todo o dia e está longe de ser surpreendente. Lembro que ele me disse que a história não era de fato dele, estava repetindo as palavras de um grande autor cujo nome infelizmente não consigo lembrar:

Alexandre ele disse suponha uma mesa de sinuca com duas bolas posicionadas à mesma distância de uma das bordas. Uma das bolas é uma bola de sinuca comum, a outra, porém, é uma bola de boliche.

Ok disse eu.

Agora, pegue dois tacos, um com cada mão. Você deverá dar simultaneamente uma tacada em cada uma das bolas.

Como faço isso?

Ué, você tem duas mãos, cada uma segura um taco e ao mesmo tempo dá as duas tacadas.

Hum... certo, mas pra quê?

Calma, já explico, seu objetivo é dar as tacadas de tal forma que as duas bolas alcancem a borda oposta exatamente ao mesmo tempo.

Exatamente ao mesmo tempo?

Sim, exatamente ao mesmo tempo, você acha que consegue?

Bom, exatamente ao mesmo tempo, acho que não, na verdade sinto que é muito difícil fazer isso. Os instantes de tempo podem ser arbitrariamente pequenos e qualquer imprecisão será detectada...

É, é provavelmente impossível para você conseguir, ou para qualquer um de nós. Porém a Gravidade consegue!

Que??!

Cole as bolas na mesa e vire todo o sistema na posição vertical.

Não vejo aonde você quer chegar.

Tenha um pouco de paciência... Agora, suponha que as bolas descolem exatamente ao mesmo tempo. Naturalmente elas irão cair e, como você sabe, encontrarão a borda inferior exatamente ao mesmo tempo.

Mas... E daí?

Ora, a gravidade dá a tacada certa! Você não vê?

Bom, termino aqui com um desafio. Surpreendam-se com a força da gravidade, se puderem, é claro.

3 comentários:

Salomão disse...

Na verdade, pode-se pensar que a gravidade está constantemente dando a tacada...

É um erro imaginar que a gravidade começa a agir num instante qualquer, quando sabe-se que ela está agindo a todos os instantes, e é por isso que a história "surpreende", pois torce os fatos e nos coloca em choque com noções pré-concebidas...

Muita gente acha que quando estamos em orbita estamos "fora do campo gravitacional". A noção está completamente errada, e sugiro um post sobre isso.

Abs do leitor Carlão!

G. G. da Silva disse...

Prezados Alexandre e Carlos,

Einstein era físico teórico; quando precisava testar uma idéia nova, nem sempre reproduzível em laboratório, fazia experimentos mentais. Começou quando criança, imaginando como seria acompanhar um raio de luz correndo de bicicleta.

Parece que vocês também recorrem a esse método. Sobre idéias novas difíceis de testar em laboratório, convido-os a darem uma passada no blog http://www.kosmologblog.blogspot.com/
Apreciaria muito uma crítica de vocês.

Abraços, G. G. da Silva
kosmologblog@gmail.com

Unknown disse...

Tb ja haviam me explicado isso, mas o exemplo que me foi contato foi soltar 2 objetos de diferentes pesos de uma mesma altura.

Mas claro que o formato do objeto tb tem influencia no tempo de chegada ao chao.

Abraco,

Felipe

Postar um comentário

Google