Maps

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A Revolução dos Nerds


Toda criança sonha com o "que vai ser quando crescer". No meu tempo a resposta era óbvia, queria ser astronauta. Nasci em 73, 4 anos após o primeiro homem pousar na lua, portanto é compreensível que eu e meus amiguinhos estivéssemos apenas refletindo o que a mídia bombardeou nos adultos da época, nossos pais e tios. 

Ser astronauta naquela época era tão difícil quanto ser astronauta hoje e aqueles que levaram o devaneio da infância até a adolescência e juventude só se frustraram (menos um, o Marcos Pontes, o primeiro... e único astronauta brasileiro http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcos_Pontes)

Sei de um caso curioso, de um primo meu, o Matheus, agora adolescente, que inteligentemente adotou uma estratégia totalmente diferente e, diga-se de passagem, vencedora. Quando inquerido há uns 10 anos sobre a pergunta, respondeu no mesmo momento: "Quero ser adulto". Bom Matheus, parabéns! Você está prestes a conquistar seu sonho de infância, enfim já é quase um adulto!

Hoje me pergunto o que as crianças querem ser quando crescer. Minha filha tem apenas 9 meses, portanto terei que esperar algum tempo para saber. De qualquer forma, aposto que não vai ser astronauta, afinal, os tempos são outros. Para ajudar as crianças de hoje fiz uma exaustiva pesquisa no google atrás das melhores profissões possíveis e, quem diria, encontrei o que queria. Compartilho com vocês a reportagem do Wall Street Journal sobre as melhores e piores profissões http://online.wsj.com/article_email/SB123119236117055127-lMyQjAxMDI5MzAxNjEwOTYyWj.html.

Deu a lógica afinal, a melhor profissão possível é o futuro sonho de consumo de toda criança, ser Matemático. O incrível é que as profissões seguintes também são altamente matemáticas: Atuário, Estatístico, Biólogo (????? ok... biólogo não), Engenheiro de Software e Analista de Sistemas Computacionais. Depois de Bill Gates, Steve Jobs e o casal andrógino do Google, parece que a revolução dos nerds está realmente acontecendo. 

Para manter a simetria, informo que a pesquisa aponta a profissão de Lenhador como a pior. Na onda do politicamente correto, dificilmente derrubar árvores será bem visto por alguém. De qualquer forma, o ponto alto da reportagem é a ilustração que reproduzo aqui. Apesar de ser a melhor profissão o matemático ainda não perdeu seu estereótipo característico: Nerd, gravata borboleta, perdido em suas abstrações. 

Aos poucos a matemática vem ressurgindo como uma profissão interessante. Alicerce das ciências e do desenvolvimento tecnológico, a matemática é muitas vezes considerada prioridade por dirigentes com política educacional consistente. Aumentar o interesse das crianças por matemática parece ter relação com o futuro desenvolvimento do país. Enfim, cedo ou tarde o estereótipo ao lado irá mudar, em pouco tempo você verá uma comédia americana focada no público adolescente onde o quarterback do time da escola, além de conquistar a chefe de torcida, é também bom em matemática. http://blog.estadao.com.br/blog/link/?title=o_poder_de_atracao_dos_nerds&more=1&c=1&tb=1&pb=1 

7 comentários:

Paulo Murillo disse...

Completamente admirado pela seu blog e por todo seu currículo. Sou um simples professor que ama o que faz e que tenta chamar a atenção, de diversas formas, da molecada para a importância da matemática em nossas vidas.

Espero que tenha gostado do site!Obrigado pela atenção, pelo comentário e por ter deixado a porta aberta para entrarmos.

Angela Lucas disse...

Até que enfim resolveu escrever... e valeu a pena esperar. Nerd está em alta! Vocês aí assistem "The Big Bang Theory"? É hilário!!!

Salomão disse...

Provar que Nerd está em alta é coisa de matemático... Parece o velho conta do coelho que tinha uma tese dizendo "O coelho arrebenta com a raposa".

Anônimo disse...

Tópico interessante nesta página, tópicos deste modo dão brilho aos que observar neste blogue :)
Escreve mair quantidade do teu espaço, aos teus cybernautas.

Anônimo disse...

Tudo Bem? agradável este blogue está muito posicionado.........bom estilo:)
Amei Continua assim !

Anônimo disse...

Pretty bom post. Eu só tropeçou em seu blog e queria dizer que eu realmente gostei de visitar seu blog. Em todo o caso eu vou estar assinando seu feed e eu espero que você escreva novamente em breve!

Francisco disse...

Caro Alexandre, gostei muito do artigo. Também eu e a minha geração (78) somos todos astronautas (ou cosmonautas) frustrados. Será interessante descobrir o sonho dos nossos filhos realmente.
Já a menção ao artigo no Wall Street Journal não me convence muito. Em primeiro lugar, porque deve ter sido feito, ao menos parcialmente, por alguém com conhecimentos estatísticos, o que compromete a neutralidade do resultado = )
Prova disso é o fato de que link está off-line agora, provavelmente porque os autores - membros de alguma seita "maçonmática" devem ter sido descobertos!
Abraços,

Francisco

Postar um comentário

Google